Olá, prazer! Estou muito feliz com a oportunidade de começar esta coluna. Sou admiradora da Sala Design há algum tempo. Recentemente recebi o convite para ser colunista deste portal. A querida Juliana me deu espaço para falar de diversos assuntos com vocês, portanto, estou deixando o canal aberto para quaisquer sugestões que possam aparecer ao longo do caminho. Além de tudo, espero que este seja um canal de troca e aprendizado. Para começar, gostaria de me apresentar: Meu nome é Maria Ruth Jobim, e estou prestes a me formar em design pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, faço trabalhos tanto com design gráfico como com ilustração.
Sou curiosa, tenho uma sede eterna por conhecimento e por novidades. Amo viajar, mas também amo voltar pra casa. Amo conhecer gente nova e lugares novos. Amo beleza, moda, maquiagem e a cultura do bem-estar. Quero discutir um pouquinho de cada um desses assuntos por aqui. Achei que seria interessante falar um pouco mais sobre o meu trabalho como ilustradora, que é atualmente, o mais visível no meu instagram (@studiomrjobim).
Comecei a ilustrar para um projeto da faculdade. A tarefa era criar um baralho completo. O tema do baralho ficava a critério de cada aluno. Sempre fui fã de moda e ilustração. Resolvi me dar o desafio de aprender a ilustrar e unir as duas paixões. Então, decidi que o meu baralho teria cada uma das 52 (!!!) cartas ilustradas. Sim. Eu não sabia ilustrar nada. Pelo menos achava que não sabia. Mas, CDF como sempre fui, me esforcei e me dediquei, e hoje posso me considerar uma ilustradora. Aprendi na marra mesmo, mas acabei tomando gosto. Para entrar nesse mercado, precisei me expor, enfrentar minhas inseguranças e acreditar em mim mesma. Isso me ensinou muito profissionalmente e emocionalmente. Com isso, aprendi que é fundamental procurar em você, seja qual for sua carreira, qual o seu diferencial. Através de diversos feedbacks, pude perceber que o meu diferencial é a habilidade em capturar a essência através de simples traços. Desde então, este tem sido o foco do meu trabalho. Capturar a essência do momento, da fotografia, da pessoa. Me acompanhem pelo instagram e por aqui, e me dêem sugestões do que vocês esperam ler por aqui. Deixo aqui o meu primeiro olá 🙂
Legal! Gostaria de deixar 2 sugestões de tema: 1) Vc poderia falar sobre como é o início da carreira de ilustradora, como vc fez para conseguir seus primeiros trabalhos, como faz contatos para captar clientes, quanto ou como cobrar etc.
2) Falar sobre seu estilo de desenho, parece que vc faz digitalmente…gostaria de saber se vc se especializou só neste tipo de desenho (digital) ou vc usa outras técnicas como marcadores, aquarela…ou pensa em usar um dia e como descobriu seu estilo. Como lidar com cliente que te pede coisas diferentes, tipo: colorir toda a menina ao invés de fazer preto e branco, como vc faz normalmente (que acredito que seja seu estilo, sua marca registrada…rs)? Como impor seu estilo? 🙂 Obrigada e parabéns pelo trabalho!
Oi Lili, adorei as suas sugestões. Super obrigada! Pode deixar que vou levarei elas em consideração para os próximos posts. Beijos