Onde fica a quinta parede de um cômodo? No teto, claro!
Ando obcecada por teto colorido.
Talvez seja porque não tenha tantas paredes no meu apartamento ou porque goste de cor. Ou pelo simples fato de que sai da mesmice do teto branco de sempre. Se pode ser divertido, por que não tentar?
O fato é que aproveitei uma pequena reforma que fiz e tomei coragem para ter um teto colorido para chamar de meu! Como a mudança não seria tão sutil, pois, além de querer um teto colorido, eu queria uma cor escura, resolvi pintar o quarto de hóspedes. Não é um cômodo em que entro sempre, apesar de ser bastante usado.
Como o quarto é pequeno, fiquei com medo de que a cor escolhida desse a sensação de ser ainda menor. Fiz toda a lição de casa e pesquisei quais seriam as melhores cores e maneiras de pintar para que parecesse maior, ou pelo menos não diminuísse tanto. E aprendi algumas coisas, que passo adiante.
Para dar a sensação de que o quarto é maior, use o menor contraste possível. Dessa maneira o olhar não será direto para o teto.
E na questão “parede clara x teto escuro” como regra geral o teto escuro dará a sensação de que o pé direito é menor, mas também pode deixar o cômodo mais gostoso e acolhedor.
O fato é que explorar a idéia de ter um teto diferente foi super empolgante e as opções são muitas. Claro que tudo depende do quanto você quer ousar, que cômodo será pintado, a quantidade de luz natural, tipo de teto e etc. Mas por que não ousar um pouco?
Eu abracei a idéia de deixar o quarto mais acolhedor e escolhi um verde escuro. Assim que ficar tudo pronto, faço um post e coloco as fotos aqui. E espero que os meus hóspedes gostem da minha nova quinta parede!