São tantas opções de piso que temos no mercado hoje, que fica difícil escolher. Numa reforma ou construção você tem que pensar em muita coisa, mas o mais importante é pensar em como você vai viver no espaço que está construindo. Se você tem crianças, tem que pensar em como esse espaço vai funcionar para elas, os riscos que podem apresentar, o conforto, a segurança, a facilidade na manutenção. Se tiver animais, a mesma coisa, com agravantes dependendo do tipo de animal. Se vai viver sozinha ou acompanhada, com crianças, cachorros, gatos ou papagaios, ele tem que funcionar bem para você e te dar muito prazer.

Estou fazendo um projeto de reforma e uma das questões do momento é a definição de piso. A primeira idéia, claro, foi a madeira. Aconchegante, amigável, bonita, térmica e clássica. Eu amo madeira e o meu apartamento tem piso de madeira até na cozinha e nos banheiros. Mas o que fazer com os cachorros? O xixi do cachorro é um grande inimigo da madeira, pois queima e marca. E quem segura esses bichinhos?

piso-marmore-sala-designAs melhores opções, lógico, são pisos frios. Fáceis de limpar, variedade imensa de cores e tipos e alguns realmente maravilhosos. E então, pensando nos cachorros, o que escolher? Mármore, porcelanato, ladrilho hidráulico, cimento queimado, epoxi…

O mármore é lindo, tem aquela beleza que só a natureza é capaz de fazer, as cores são fantásticas, podem ser aplicados formando desenhos, dos mais intrincados aos mais simples. É elegante, clássico, chic.  No caso específico, tem um problema: é poroso. Não é aconselhável para áreas onde possa haver risco de pingos de óleo ou gordura, por exemplo. E nem xixi de cachorro, pois mancha e você terá, naquele maravilhoso piso de mármore branco, uma bela rodela amarela. Além disso, exige mão de obra especializada para a colocação, caso contrário você pode ter surpresas muito desagradáveis.

O ladrilho hidráulico é uma opção maravilhosa e da aquele clima meio rústico e ao mesmo tempo chic, de casa antiga. Existem desenhos incríveis, dos floridos românticos aos geométricos clássicos e as cores são incríveis. Gosto do fato de um ladrilho nunca ser igual ao outro, de haver sempre uma ligeira diferença de tom, o que apenas afirma sua característica de peças quase únicas e de muita personalidade, seja ele estampado ou liso. É um dos meus materiais favoritos. Ele também é poroso, mas com uma resina impermeabilizante fica bem protegido. Não exige mão de obra especializada, mas requer cuidado e atenção para a aplicação, para a formação do desenho.

ladrilho-hidraulico-sala-design

Porcelanato é outra opção de piso prático, moderna e que apresenta uma gama imensa de possibilidades. Não é poroso e não precisa de acabamento, a não ser o rejunte, em alguns casos. Há porcelanato para todos os gostos, de todos os tamanhos e formatos. Lisos, estampados, imitando madeira, mármore, é até difícil escolher. Tem a grande vantagem de não precisar de mão de obra especializada para a colocação. E quanto aos cachorros: uma maravilha, tranquilidade total!

porcelanato-sala-design

Cimento queimado é outra opção de piso muito boa. Prático, de fácil manutenção, também pode ser feito em várias cores. Eu adoro! Para os cachorros não é problema. Mas não é perfeito: com o tempo, mesmo fazendo juntas de dilatação, ele racha. Eu não ligo. Tenho cimento queimado na praia, rachou e eu continuo achando lindo, pois vejo como um processo normal. Mas tem gente que não consegue conviver com isso. Aí vira problema, não é?

Mas como o homem é um bicho curioso e vive fazendo novas descobertas, agora existe o cimento polimérico, que dispensa juntas de dilatação, pode ser feito em diversas cores e tons. Com uma boa resina como acabamento, fica bem protegido e funciona muito bem para os cachorros. Fica ótimo em qualquer ambiente e é muito prático para limpar e manter.

E então, qual escolher? Não é fácil!

historias-de-casa-sala-design-beatriz-daidone

Se você quiser ver um pouco da minha casa e como ficou essa reforma, tem todas as fotos aqui no Histórias de Casa.

Fotos: Wallpaper, Luis Ridao, Gravity Home, Casa & Jardim, The Kitchn, Blog Eliana, Casa Claudia, Histórias de Casas