Aí eu venho e te pergunto: como pode minha avó de 93 anos ter a pele ainda linda, colesterol mais baixo que o meu (!), nenhum sinal de glicemia alterada ou qualquer um desses males que afetam a população nos dias de hoje, se ela cresceu em uma época em que cozinhavam com banha de porco, adoçavam o café com açúcar (adoçante-who?) e armazenavam carnes em salmoura, sem se preocupar com a ingestão de sal??

 

 “Bons tempos”, diria ela!

 Não, não eram tão bons tempos, obviamente. Os problemas eram outros, mas também preocupantes: tuberculose, febre amarela, varíola… e por aí vai.

Mas o que acontecia com as gorduras ingeridas, assim como o sal e o açúcar em excesso no organismo daquelas pessoas? Será que o metabolismo era outro?

Pois eu digo que sim! O metabolismo era outro sim. Eu explico!

cheryl-winn

Hoje em dia, nosso corpo aprendeu a ser preguiçoso. Quem aqui sabe o que é ir a pé trabalhar, quando o escritório fica a uma distância maior que 1km de casa? Quem aqui levanta para mudar o canal da TV, anda 5km para buscar água no poço, ou simplesmente anda até o lado de fora de casa para ir ao banheiro?

“Mas eu vou à academia todos os dias”, pensou você! Que bom! Você, que não deixa seu corpo acumular tudo que consome, certamente está com sua glicemia melhor controlada, seu colesterol bonitinho e tem disposição para cuidar de casa, cachorro, filho e marido! Acertei?

Hoje a nutri aqui vai focar em um só lema: “Exercício é essencial”. A nutrição equilibrada e saudável não funciona sozinha! Não fomos feitos para ficar parados! Nosso corpo exige movimento. Sua saúde e longevidade dependem, em grande parte, de hábitos saudáveis! Você não é apenas o que você come, também é o que você gasta! Você sabia que com apenas 30 minutos de atividade física diária você já não é considerado sedentário? Adoro esse número! Seja uma caminhada ou corridinha no parque, ou simplesmente levar as crianças a pé para o colégio, passear com os cachorros, ou ir àquela padaria um pouquinho mais longe pela manhã! Não tem desculpa!

 Saia do sofá e tire seus filhos de casa! Além de ensiná-los, desde sempre, a colocar em seu prato um pouquinho de tudo, faça-os adquirir o hábito e o prazer da atividade física!

Meus pais fizeram isso por mim e eu adoro! E você, o que faz para sair da preguiça e manter seu corpinho ativo?

 

Foto: Cheryl Winn-Boujnida