Jane Austen é uma das minhas paixões, como sabem todos que me conhecem. A minha admiração (paixão, mesmo!) pela obra de Jane Austen, a grande escritora inglesa, cujos livros tenho sempre o prazer de reler. Como sei que não sou a única a sentir isso, quero mostrar dois livros que acabei de ganhar, ambos sobre Miss Austen.

O primeiro chama-se “Jane Austen’s Guide to Good Manners”.

É uma leitura saborosa por vários motivos. Primeiro, como o título já diz, por ser um guia de boas maneiras antes de tudo, um guia para o comportamento social segundo as regras vigentes nos séculos XVIII e XIX, época em que viveu a escritora, a partir de frases e de personagens da escritora, o que o torna mais interessante. Além disso, mostra porque certas regras ainda devem ser respeitadas nos dias de hoje, pelas Elizabeths, Emmas e Mariannes, bem como pelos Darcys, Bingleys e Knightleys. E, last but not least, é lindamente ilustrado, como podem ver…

 

O segundo livro também é muito interessante. Apesar de ser considerada uma das maiores escritoras de língua inglesa, pouco se sabe sobre a vida de Jane Austen e até pouco tempo, acreditava-se que tivesse levado uma vida reclusa e intocada pelo caos. A autora deste livro, Patrice Hannon, PhD em literatura inglesa, mostra que Jane Austen teve uma vida movimentada, em que não faltaram mortes trágicas, bancarrota e corações partidos.

Pra quem, como eu, adora Jane Austen, esses livros são prazer garantido.