Dividida pelo Estreito de Bósforo, Istambul faz jus ao fato de pertencer a dois continentes – o Europeu e o Asiático – a cidade é uma mistura incrível do Ocidente com o Oriente; do moderno com o histórico.
A cidade brinca constantemente com os nossos sentidos.
O azul dos mosaicos bizantinos das antigas igrejas cristãs, o aroma do narguilé e do chá de maçã, o canto dos muezins anunciando a hora das preces, contrastam harmoniosamente com o barulho do caótico trânsito local, com o charme dos restaurantes, e com a agitada vida noturna dessa cidade que parece não dormir. Elementos tão díspares se encaixam à perfeição.
Merecendo o título, Istambul foi eleita como a Capital Européia da Cultura em 2010.
Voltei para o Brasil encantada com a cidade, e deixo aqui algumas dicas de bons restaurantes, visitas turísticas, hotéis badalados, e como ninguém é de ferro, de compras imperdíveis.
Hotéis:
Ajia Hotel: Na zona asiática de Istambul, às margens do Bósforo, ergue-se este hotel boutique, antigo lar de um governador otomano. A sua brancura contrasta com o intenso azul do mar e com o exuberante verde da natureza que lhe serve de fundo. O A’jia conta com 16 quartos de design moderno e maravilhosa vista do estreito de Bósforo. O spot perfeito para casais em lua de mel.
The Sofa Hotel: Localizado no hipado bairro de Nisantasi, este hotel é, na minha opinião, o mais bacana em termos de localização. Seus arredores oferecem ótimas opções de restaurantes, lojas e entretenimento, sem contar que o hotel em si é um show a parte em design e estilo.
Four Season’s Sultanahmet: Localizado no bairro de Sultanahmet, esta antiga prisão neoclássica é a pedida certa para quem vai a Istambul pela primeira vez, e quer se deparar com o lado histórico da cidade.
Çiragan Palace Kempinski: Construído em 1874, este Palácio Otomano abriga hoje o hotel mais luxuoso da cidade. Caso não se hospede neste hotel, não deixe de visitá-lo. Vale muito a pena.
Restaurantes:
Mia Mensa: Restaurante italiano com serviço impecável. Está localizado nas margens das águas do Bósforo, na área de Kuruçesme. Ao lado, você também encontrará o Assk Café, super in, é o lugar ideal para um almoço leve.
Longtable: Localizado no interior do The Sofa Hotel, é imperdível. Sua decoração moderna é já vale a visita, mas a comida também não deixa a desejar. Uma dica é tentar ir às terças-feiras, quando o restaurante se transforma em lounge, cheio de gente bonita e animada.
Vogue Restaurant: Preparem suas máquinas fotográficas, pois este restaurante conta com uma das mais belas vistas da cidade. Seu sushi bar é super gostoso. Fica no charmoso bairro de Besiktas.
Ullus 29: Um capítulo à parte, esse mix de restaurante, bar, e balada tem que estar no seu roteiro noturno!
Sightseeings:
Palácio TopKapi: Residência dos Sultões por mais de três séculos. O palácio, construído em 1475, é atualmente aberto ao público. Não deixe de visitar o Harem e a Sala das Jóias.
Mesquita Azul: Belos mosaicos azuis embelezam o interior dessa Mesquita de estilo clássico otomano. Sua arquitetura é uma das obras-primas de Istambul.
Igreja de Santa Sofia: Construída entre 532 e 537 durante o Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla, foi convertida em Mesquita em 1453, mas desde 1935 funciona como museu.
Palácio Dolmabahçe: Primeiro palácio de estilo europeu em Istambul, construído entre 1842 e 1853, foi o principal centro administrativo do Império Otomano. Quatorze toneladas de ouro foram usadas para ornamentar os tetos do palácio.O Dolmabahçe tem a maior coleção de lustres feitos de cristal da Boêmia e Baccarat do mundo. Preciso dizer mais alguma coisa?
Yerebatan Sarayi: Construída para irrigar os jardins da Constantinopla, suas sessenta cisternas subterrâneas ocupam mais de 9.712m², e já foi cenário para filmes como Moscou contra 007.
Istanbul Modern: Se tiver um tempinho sobrando, arrisque uma visita a esse Museu de Arte Moderna, que marca a internacionalização do país. Seu restaurante possui uma vista linda, e ótima comida.
Comprinhas:
Já que está em Istambul, nada melhor do que se jogar nos bazares da cidade!!!
Sugiro o Grand Bazaar e o Arasta Bazaar.
Kanyon Mall: Para quem não abre mão de boas compras, esse shopping conta com diversas grifes internacionais e nacionais, além de excelentes restaurantes.
Nisantasi: Pode comparar esse bairro aos Jardins, em São Paulo. Muitas lojas descoladas. Vale uma visita a Beymen, loja conceitual super bacana.
Para quem quer agito:
The W Lounge: Localizado dentro do W hotel, spot ideal para um drink antes da balada.
Reina Club: Se perguntar para qualquer residente de Istambul que curta um agito, ele irá lhe dizer que essa é a melhor balada da Europa.
Anjelique: Seja para jantar ou badalar, o Anjelique é uma ótima pedida no verão, quando seu terraço fica repleto de gente bacana, que se diverte ao som dos Dj’s do momento.
Aurea Agresta