O Greyhound com vodka apareceu pela primeira vez em 1945 na revista Harper’s Magazine. Antes disso, ele já tinha aparecido em um livro de cocktail dos anos 1930, mas com gin. O fato é que a bebida se tornou muito popular durante a época em que passa o seriado Mad Men, o período que vai de 1960 ao início dos anos 1970. No entanto, você não necessariamente saberia ao assistir a série de TV com o trio Don Draper, Roger Sterling e Lane Pryce, porque, apesar de o drink ter aparecido em alguns episódios, todos eles tinham outros drinks favoritos que não este.
Mas Greyhound foi o drink escolhido por “Juliana Draper” (risos) para acompanhar os bolos de sanduíches que fiz (receita aqui) para o encontro de meninas da família. Até porque ele é drink super fácil, porque leva só dois ingredientes, e gostoso.
Se você quiser incrementar ou deixar mais refrescante, coloque um pouco de xarope de alecrim. Para fazer esse xarope você vai precisar de:
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- 4 raminhos de alecrim fresco
Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo médio e deixe ferver por mais ou menos um minuto, ou até o açúcar dissolver. Retire do fogo e deixe descansar por 30 minutos. Depois é só coar e guardar em uma garrafa ou pote hermético. A receita rende em torno de uma xícara e meia de xarope, e se guardado corretamente na geladeira, tem prazo de validade de aproximadamente um mês.
Eu confesso que ainda não assisti a série. Tenho um sistema próprio de rodízio para não ficar louca quando chegam essas pausas intermináveis por conta do verão no hemisfério norte. Então essa é uma das séries que guardei para assistir nessa pausa… Maratona de Mad Men aí vou eu! Quem sabe não me inspiro e faço uma série de drinks dos anos 1960? Louca pelos móveis e as roupas da época eu já sou. Alias, se eu pudesse escolher, acho que teria nascido nessa época. Você também?