Hoje o espaço é pouco para todo mundo nas grandes cidades. Os apartamentos estão ficando cada dia menores e as construtoras ainda resolvem vender “mansões” de 4 quartos onde caberiam apenas 2 bons quartos. Sem falar em outros velhos truques de marketing, como varanda gourmet enorme para uma sala minúscula. O jeito é fazer do limão uma limonada, e ocupar todo o espaço, transformando o pouco em muito ou suficiente. Para isso, aqui vão algumas dicas.
Cor.
Muitos pensam que paredes brancas aumentam o ambiente. Não, essa regra não é infalível. As cores fortes e escuras podem, sim, ser usadas para criar a sensação de espaço, pois, bem colocadas, elas criam a impressão de profundidade ou de largura. Então, antes de decidir pintar tudo de branco, pense bem no efeito que você deseja dar e não tenha medo de ousar. Se você quiser mais idéias, neste post falamos sobre cores nas paredes e neste sobre cores no teto. Lembre-se: o teto também é uma parede…
Quadros e objetos.
Você pode “ganhar” espaço simplesmente colocando de maneira esperta quadros, fotos e objetos nas paredes. Se você os dispuser no sentido vertical, criará a sensação de altura, por exemplo. Crie movimentos com seus quadros, pois isso tornará sua parede mais dinâmica, criando pontos focais que desviarão a atenção do seu problema de espaço.
Prateleiras.
Elas são um grande coringa! Normalmente, num ambiente pequeno temos que racionalizar o que nos resta de espaço para circulação, portanto poupar é a palavra chave. Mas, ao mesmo tempo, a gente tem sempre objetos, livros, lembranças que gostamos de ver expostos. Coloque prateleiras no alto, ocupando horizontalmente o máximo de espaço possível, de acordo com sua necessidade. Assim você não usa espaço de circulação e não atrapalha sofás, poltronas e mesas. Mas se o seu pé direito for muito baixo e você quiser dar a sensação contrária, faça uma prateleira do piso ao teto, pois ela alongará a altura.
Espelho.
Esse é um velho truque, super conhecido. O espelho cria, sim, a sensação de espaço, simplesmente porque ele o reproduz. Mas vá com calma! Não abuse. Não precisa forrar as paredes com espelhos, transformando sua sala numa coisa maluca que vai deixar suas visitas sem direção. Um pequeno espelho bem colocado dará conta do recado. Se você colocar um espelho entre janelas, por exemplo, “criará” uma nova janela. Um espelho atrás de um sofá ou sobre um aparador darão um charme e criarão a sensação de leveza que “aumenta” o espaço. Lembre-se, na maioria das vezes, menos é mais.
Cortinas.
São uma grande arma. Procure sempre colocar o trilho ou o varão de sua cortina o mais próximo possível do teto. Quanto mais altas as cortinas, mais alto parecerá seu espaço e, portanto, maior. E não tenha medo de usar cores também nas cortinas.
Abuse da imaginação.
Aproveite ao máximo os espaços. Por exemplo, num banheiro pequeno, faça uma prateleira em cima da porta, ou use a própria porta para pendurar toalhas, usando belos cabideiros nela.
Aproveite cantinhos para fazer prateleiras de quina. Se seu quarto for pequeno demais para duas mesas de cabeceira, faça uma cabeceira com profundidade suficiente para servir de apoio para livros, copos de água. Nada que 20 ou 25 centímetros não resolvam… E no lugar de abajures de mesa, use os de parede, um de cada lado da cama. Um charme!
Lembre-se também de estabelecer um ponto focal, suficientemente importante e imponente para desviar a atenção do defeito do seu ambiente: a falta de espaço. Uma bela luminária na sala, um quadro grande e colorido, um grande espelho com uma bela moldura, um móvel ou objeto que se destaque pela beleza, antiguidade, cor, tamanho. Vale tudo, contanto que seja bonito.
Use móveis que possam ter várias funções. Uma banqueta, pufe ou garden seat que possa servir de mesa de apoio ou de centro, por exemplo. Um aparador mais largo atrás de um sofá pode servir de mesa de jantar, caso você não tenha espaço para uma sala de jantar completa.
Truques não faltam. O mais importante mesmo é ter criatividade, pois ela é a grande arma contra muitos problemas. Use-a. Dela você pode até abusar um pouquinho sem fazer mal a ninguém…
Fotos: Histórias de Casa, House Beautiful, Elle, Domino, Nuevo Estilo, Lonny, HGTV, Apartment Therapy, Domaine Home, Houz