O efeito milk glass é um dos meus preferidos, é uma maneira fácil e rápida de dar um up no decor sempre que você quiser. Milk Glass, que aqui no Brasil também é conhecido como opalina, é aquele vidro com cara de “coisa da vovó”, super charmoso, que fica entre o translúcido e o leitoso. A técnica é muito usada desde o século 16, quando foi desenvolvida em Veneza com o uso de pó de ossos e corantes variados.
São soprados ou prensados, em desenhos, relevos e formas diferentes e delicadas com ondulações e curvas muito interessantes. Muito usado em louças, luminárias, vasos e bijuteria, teve seu auge durante o final do século 19 até os anos 30 e 40 do século 20 e volta à moda agora. Isso é muito bom, pois são bonitos e remetem sempre a uma viagem gostosa no tempo.
O efeito milk glass é obtido de maneira muito fácil e rápida. Aqui dou todo o passo a passo e algumas dicas. Assista ao vídeo, escolha as cores e mãos à obra! Divirta-se fazendo esse efeito para dar vida nova aos vidros antigos, e assim deixar a casa ou evento ainda mais bonito!
Se você for usar os vidros só para alguma ocasião especial, como um janta ou uma festa, indico a aplicação de tinta spray comum para a pintura, que não tem a longa duração. A vantagem dessa opção é que as tintas comuns apresentam uma variedade muito grande de cores e tons, o que pode ser um diferencial na hora da escolha de tema e estilo da festa e fazer um efeito milk glass de acordo com o tema escolhido. Mas lembre-se: a tinta sai conforme o uso e não suporta muitas lavagens. Por isso não pinte o interior dos vidros, apenas a parte externa, senão você não vai poder usar esses vidros para um arranjo de flores naturais com água. Para que o efeito dure por muito tempo, o correto mesmo é usar a tinta spray para vidro, como mostro no vídeo.
Tem outras dicas e vídeos de DIY no meu canal, veja aqui!
2 Comments