Vocês são como eu, que tenho mania de ficar desenhando enquanto falo ao telefone? É instintivo, vou fazendo desenhos aleatórios, formas amorfas, muitas vezes ligadas a outras, riscos em todas as direções seguindo uma lógica que vai surgindo enquanto desenho. Rabiscos. Em inglês eles chamam doodle.

Quando estou nervosa, eles me acalmam. Quando preciso por em ordem meus pensamentos, faço meus rabiscos e as coisas vão se encaixando, talvez porque eles me deixem mais relaxada. Há pesquisas (ah, essas pesquisas!) que dizem que alunos que fazem doodle durante a aula, enquanto o professor fala, conseguem reter muito mais informação do que os que ficam parados, olhando para o mestre. Dizem que testaram isso em universidades americanas, li em algum lugar… Não sei se é verdade, só sei que comigo isso funciona. Faço este tipo de “arte” e às vezes saem coisas bem bonitinhas, como essa.

 

Existem várias pessoas que desenvolveram técnicas para aperfeiçoamento do desenho, algumas altamente profissionais. Há quem esteja ganhando bastante dinheiro com isso, ensinando técnicas e vendendo materiais e há os que fazem coisas realmente muito bonitas, dignas de se pendurar na parede. Eu faço para relaxar, me divertir e me distrair, em qualquer papel que tenha por perto. Eu até comprei um caderno Fabriano, pontilhado, de ótima qualidade e canetas finas e especiais para desenho, para que eles fiquem mais bonitos, mas ainda estou treinando… quer dizer, me distraindo. Qualquer dia consigo fazer alguma coisa realmente bonita. Como estas… Por que você também não experimenta? Quem sabe não se descobre um novo artista?

Eu tenho mania de rabiscar enquanto falo ao telefone. Eu faço isso para relaxar, me divertir e me distrair. Isso é o doodle.