Fiz um monte de geléia de romã. Exagerada que sou, comprei mais romãs do que deveria. Ou não. A romã tem tanta simbologia em diferentes culturas e religiões, que não me pareceu demais acreditar em todas!
Nos textos bíblicos assim como para os gregos, está associada à paixões e à fertilidade. Para os judeus tem grande significado no ritual de passagem do ano velho para o novo, pois acreditam que ele será sempre melhor. E vamos combinar que nós brasileiros, de maneira geral somos cheios de rituais, manias e crendices. Quem aí não tem alguma mania? Uma das minhas carrego desde a época de escola… se tropeço tenho que voltar e bater o pé três vezes no lugar. A gente fazia esse ritual falando “é meu, é meu, é meu! Não dou, não dou, não dou!”. Hoje em dia é só uma mania mesmo, um dos diversos “TOCs” que tenho! hahaha.
Enfim, reza a lenda que a semente de romã pode trazer prosperidade financeira. Então fica a pergunta: comprar muita romã para a virada do ano, pode ser demais?!?!
Outra mania que tenho é de transformar frutas em geléias e compotas, isso porque odeio jogar comida fora. Compro fruta e por mais que eu me esforce, elas estraga, pois não sou super fã delas.
Então aproveitei essa fruta tão cheia de bons significados para agradecer tantos amigos e familiares que me ajudaram ao longo do ano. E isso também envolve uma nova resolução de vida para este ano: trabalhar menos e estar mais com as pessoas que amo.
O que essa resolução tem a ver com a geléia de romã? Estou entregando todas pessoalmente, pois desta maneira já coloco em prática minhas intenções e agradeço essas pessoas queridas.
Chega de blablabla! Aqui vai a receita e aqui tem o passo a passo das embalagens fofas!
Ingredientes:
4 xícaras de caroço de romã
1 xícara de água
1 xícara de saquê
2 xícaras de açúcar
1 ramo de hortelã (mas eu sou exagerada!)
Coloque na panela, em fogo baixo, a água e os caroços até levantar fervura. Depois bata no liquidificador e peneire. Volte a polpa para a panela e acrescente o saquê, açúcar e hortelã, sempre mexendo e mantendo o fogo baixo, até chegar numa consistência de geléia. Se depois de esfriar, você achar que ainda está muito líquida, volte a panela para o fogo e deixe mais tempo.
Importante: a geléia de romã não vai ficar muito espessa como a que a gente compra no supermercado, pois nesta receita não usei pectina líquida. Lembre-se de guardar a geleia em um pote esterilizado.

