Criar é um desafio instigante. Acho muito interessante quando um designer consegue unir pesquisa e desenvolvimento tecnológico com a criação de objetos e móveis.

Navegando, achei uma designer holandesa, que costuma misturar química, eletrônica e diferentes materiais, produzindo objetos para diferentes usos. Seu nome é Marjan van Aubel, formou-se em Design de Produtos pelo Royal College of Art de Londres em 2012 e já coleciona prêmios e exibições em instituições como o Victoria and Albert Museum.

Quero falar de dois projetos de Marjan van Aubel.

O primeiro deles é o “Well Proven Chair”, uma cadeira cujo assento é feito de um material à base de resina misturada a raspas de madeira. A idéia partiu do propósito de procurar utilizar a serragem produzida abundantemente pela indústria e que normalmente vira lixo.weel-proven-chair

Ao usar diferentes granulações de serragem, tingidas de várias cores, junto com uma resina biológica, deu-se uma reação química que fez com que essa mistura se expandisse, surgindo um tipo de espuma, um material moldável, extremamente leve e colorido. Essa mistura foi colocada à mão numa forma de assento, “ancorando” pés de madeira torneada e o resultado foi um móvel diferente, leve e colorido. E sobretudo inusitado.

Outro produto incrível é a mesa “Current Table”, um móvel que também funciona como fonte de energia. O sistema funciona baseado em fotossíntese, usando as propriedades das cores para criar uma corrente elétrica através de sua superfície de vidro, que contém uma célula solar colorida e capta energia da luz do dia e do ambiente. Diferente das células comuns, as células coloridas não precisam da luz solar direta, podendo funcionar também sob luz difusa. 

current-table

Enquanto você trabalha no computador ou lê um livro, a mesa pode carregar seus equipamentos através de entradas USB! A tecnologia está sendo aprimorada para conseguir acelerar a velocidade de carregamento e também sua aplicação em outros móveis para todos os tipos de ambientes, tanto comerciais quanto residenciais.

Marjan trabalha com outros designers e também com diversas empresas e instituições para as pesquisas e o desenvolvimento de seus produtos, que têm sempre esse diferencial inusitado, tecnológico, moderno, unido ao bom design.

É um prazer descobrir essas pessoas! E se você quiser ver mais informações, indico esses dois links com vídeos dos projetos:

Link para video da mesa , Link para video da cadeira