Casa com crianças é uma coisa especial, porque crianças mudam o mundo da gente.
Ah, parece piegas e brega dizer isso, mas não é, não. É a mais pura verdade. Experimente ter uma casa arrumadíssima, cheia de bibelôs delicados e paredes impecáveis com crianças em casa. Impossível. A não ser por alguns momentos, rapidíssimos, logo após a arrumação e antes que esses “monstrinhos” acordem ou voltem da escola. Só quem tem crianças em casa sabe disso. Elas mudam o mundo da gente o não? Nesse e em vários outros aspectos, claro!
Portanto, vamos aos fatos: uma casa com crianças tem necessidades específicas, como elas. Elas precisam de espaço, em primeiro lugar. Em segundo lugar, elas tem que ser realmente crianças. Livres (na medida da boa educação, claro), soltas (na medida do limite de segurança, claro) e felizes (sem limites, claro).
Quando se fala em espaço para criança, não se fala necessariamente em muito espaço. O que importa não é o tamanho, mas a qualidade e, sobretudo, sua própria existência. Esse espaço é importante, mesmo que mínimo. Então vale a pena pensar nele com muito carinho.
Claro que o primeiro lugar que vem à nossa cabeça é o quarto dessa criança. Mas esse ambiente é obvio e nós temos que sair do óbvio sempre que possível na vida e em casa. Vamos pensar uma coisa: a criança mora na casa e não apenas em seu quarto. Ela frequenta a sala de jantar, o living, a cozinha. Ela come, assiste televisão, toma banho e, principalmente, ela convive com os pais. E essa convivência deve ser sempre gostosa, agradável e acolhedora.
Pense nisso ao lidar com os espaços de sua casa. Não pense apenas na bagunça de brinquedos, pois uma casa com criança é mais que isso. Pense no fato de que ela possa querer brincar com as coisas dela, mas ficar ao seu lado ao mesmo tempo. E brincar não significa necessariamente espalhar brinquedos aleatoriamente pela casa. Pode ser desenhar, ou montar um joguinho, uma casinha, um carrinho, tantas coisas. Tudo isso enquanto está no mesmo espaço que você, assistindo televisão ou lendo, por exemplo. Reserve um espaço, mínimo que seja, para ela ter seu cantinho exclusivo na sala de casa ou em outros ambientes. Que tal?
Ter criança em casa não significa bagunça em todo canto, mas sim alguns toques de descontração e alegria. Por isso, dizer que criança muda o mundo da gente não é uma coisa piegas. É fato. Curta isso, pois elas crescem muito rápido.
Aqui tem um outro post cheio de inspirações para um quarto de criança.
Fotos: Country Living, Homepolish, Emily Henderson, Better Homes & Gardens, Hayneedle, Domino, George & Willy, Tiny, One Kings Lane