Qualquer pessoa que goste da vibração das cores se sente dominada pelas cores da Africa.
Além dos tons terrosos com os quais sempre associamos a Africa, por seus desertos e paisagens mais secas, certas regiões apresentam preferência por cores fortes e estampas grandes e vistosas, em que predominam formas geométricas e, em algumas partes do continente, também representações da natureza.


As técnicas usadas são normalmente o batik e a impressão em bloco, técnicas também encontradas em várias partes do oriente. Mas as cores da Africa impressionam! São claras, fortes, vibrantes.
Em casa, elas dão aquele toque de cor que toda casa precisa para que transmita aconchego, alegria e luz para dar as boas vindas aos que chegam e para manter aquecidos os corações de quem convive com elas.


Na moda, as cores são itens especiais e as estampas e cores da Africa, nas mãos de designers talentosos, são um arraso!
É o caso de Stella Jean, uma italiana de ascendência africana e haitiana, que soube buscar nas raízes de sua própria história, material para expressar um talento incrível para cortes, formas e composições. Ela soube captar o espírito alegre das cores e estampas africanas, fazendo as misturas instintivas que o povo africano faz, com uma capacidade rara de produzir beleza e harmonia.
Stella Jean é um talento descoberto por Giorgio Armani, participante de vários exposições e mostras de criação e de projetos para ajuda humanitária e de ética aplicadas à indústria da moda. Num trabalho de formação de grupos de produção têxtil para sua marca e outras, ela percorre na Africa países como Burkina Faso, Nigéria, Mali, Gana e de lá para o Haiti. Com talento inegável, Stella transforma tudo isso em uma explosão de cores, estampas e formas, numa maravilhosa homenagem a essa herança riquíssima em beleza.


Fotos: Ania Photography, Stella Jean, Cul de Sac, Dan Ktiwood, Ferdinand Reus, Luca Gargano, Steven Adusei, Martha de Jong-Lantink, Def Jam Africa, Pinterest.