Antigamente era assim: as pessoas se reuniam nas portas das casas, as varandas eram na frente, as mulheres colocavam cadeiras nas calçadas e passavam as tardes em rodas de conversas enquanto costuravam, faziam tricot ou crochet e tomavam conta das crianças, que brincavam na rua. Sim, na rua, jogando futebol, andando de bicicleta, pulando amarelinha, brincando de pique. Não, não havia perigo, não havia tiroteios, os carros não passavam correndo, a vizinhança toda se conhecia, se socorria, se cumprimentava, trocava receitas, xícaras de açucar. Chega! Isso é conversa de velha de antigamente!

Bom, vamos falar de varandas e áreas de lazer, que hoje ficam todas na parte de trás das casas, isoladas por muros altos, às vezes com cercas eletrificadas e com câmeras e sofisticados sistemas de segurança. Mas são lindas! Tem para todos os gostos. Existem aquelas varandas com pátios milionários, intermináveis, que se perdem na horizonte. Não falo desses. Falo dos mais normais e acessíveis, aqueles da vida mais real e que a gente, com alguma imaginação e criatividade, pode dar um jeitinho de conseguir em casa, dando um toquezinho aqui e ali, aproveitando idéias que se vê por aí.

Claro que cada um tem seu estilo. Existem as pessoas clássicas, que gostam mais de meios-tons, de neutros, ou os que preferem o moderno, as linhas retas e puras, o branco e o preto com algumas pinceladas de cores fortes. Estilo existe para todo tipo de personalidade e gosto é gosto. Ponto final.

Eu gosto de brincar de pensar em que lugar eu gostaria de morar ou de imaginar em que lugar as pessoas que conheço gostariam de morar. Quem combina com que casa… Você também tem essa mania? Faço isso desde que me entendo por gente. Em qual desses pátios ou varandas você gostaria de se sentar, esticar as pernas e sonhar?

1

2

3

4

6

5

7

8

Fotos: Elle Decor, LA Times, Mocha Casa, Houzz, Arkpad, Italian Bark, Architectural Digest, My Paradissi, Vogue, Vogue Casa, Desire to Inspire, No Ordinary Homes, Honestly WTF, The Style Files, Vuong Interior Design, Casa & Jardim, Annette Christian, The Garden Glove, Silver Pennies, The Hunted Interiors, stylizimoblog