Sim, Airstream de novo. Há bastante tempo, publicamos um post sobre essa nossa idéia fixa que, para quem não sabe, é esse trailer que é um dos grandes ícones, tanto do design quanto do modo de vida americanos.
Aliás, esse povo é meio incrivelmente doido, como sabemos. Eles construíram um país invejável, em que se pode viver em um certa segurança e tranquilidade e eles têm a mania de viajar pelo próprio país em vez de viajar pelo dos outros. Também, com tantas coisas bonitas naquele país tão grande e diversificado, é fácil cair na estrada. Difícil é resistir à tentação. E daí que, para facilitar a viagem, aquela é a terra do trailer e o mais incrível deles é o maravilhoso, o insuperável (rufem os tambores!) Airstream, com suas linhas arredondadas, que parece ter parado nos velhos e bons anos 5o. Esses trailers são apenas mais um dos motivos pelos quais morro de inveja dos americanos. Confesso!
Desta vez, procuramos alguns exemplos de pessoas comuns que compraram Airstreams detonados e reformaram para morar, trabalhar ou simplesmente passear com a família nas férias. São histórias diferentes e cada um ficou também com uma cara diferente e isso é o mais legal.
Mathew Hoffmann é um arquiteto da California que comprou um velho Airstream, reformou e, provisoriamente, viveu e trabalhou nele com sua namorada. Adaptou a mesa e os bancos, que servem como escritório e também como um lounge para ver tv. O aproveitamento de espaço tem que ser extremo, claro. Os armários têm travas de segurança para que não se abram quando o trailer estiver em movimento. E o sofá ao lado da cozinha se transforma em cama de casal.
Charity D’Amato é uma bem sucedida empresária de Ohio, que reformou um Airstream Landyacht 1972 para viajar com a família. Inspirada no modelo do trailer, a proprietária escolheu um estilo náutico para a decoração, em que predominam o branco e o azul. Ficou lindo! Detalhe: este Airstream tem nome, Amelia, em homenagem a Amelia Earhart, a pioneira da aviação. Tá bom, meio confuso, trailer, barco e avião, mas tudo bem. Vale tudo!
Mackenzie Edgerton e Blaine Vossler são um casal de empresários que viajam pelos EUA vendendo sua marca de produtos de couro e tecido, comprando antiguidades, participando de feiras, festivais e lojas pop-up pelo país todo. E fazem tudo isso dentro de seu Airstream 1979, reformado pela dupla com madeiras e peças antigas que foram comprando em suas viagens. O camper deles é lindo, cheio de personalidade, diferente de tudo que eu já tinha visto e funciona como moradia e estúdio de criação e trabalho. É demais!
Andreas Stavropoulos é um arquiteto paisagista que mora na California e resolveu também adotar esse estilo de vida. Comprou um Airstream 1959 e fez o projeto e o trabalho da reforma. Ele manteve expostos os rebites do alumínio, o que deu um efeito bonito de profundidade e valorizou o trabalho original. O espaço ficou muito bem resolvido. Detalhe: ele estacionou o camper no jardim de um prédio que os americanos chamam de co-op, um tipo de comunidade cooperativa.
Como vocês viram, nós adoramos o Airstream, seu estilo, sua história e achamos que ele representa muito bem aquele velho espírito aventureiro que construiu a América que conhecemos. Portanto, aguardem, porque ainda vamos voltar a esse assunto, pois histórias não faltam.
Fotos: Daily Mail, Apartment Therapy, Dwell, Design Sponge, Timeless Travel Trailers